top of page

Creche "A Casinha da Aldeia"

Desde 1999 que a Associação Social e Cultural da Tôr integra e cuida de crianças. Inserido na resposta social de Cento Comunitário esteve ao longo de duas décadas o Espaço de Apoio à Criança. No dia 13 de setembro de 2013 abriu portas a resposta social Creche após obras de requalificação do edifício através do projeto PARES.

O trabalho desenvolvido na nossa creche prima por um relacionamento aberto, sincero e em constante crescimento com aqueles que têm sido os nossos parceiros, os encarregados de educação, que têm entregue os seus filhos aos cuidados da instituição.

A creche constitui-se como um espaço privilegiado de inserção na sociedade, em que as crianças prosseguem a sua caminhada na aprendizagem, têm oportunidade de se relacionar em novos ambientes e contextos e assim, se prepararem para contribuir no processo social, constituindo-se um cidadão ativo.

As experiências das crianças nos primeiros anos de vida estão estritamente relacionadas com os cuidados que recebem. Essas experiências podem ter um grande impacto no seu desenvolvimento futuro, no seu percurso escolar, na sua construção enquanto pessoa. Durante estes primeiros 36 meses de vida o desenvolvimento físico, afetivo e intelectual deve ser estimulado o máximo possível. O espaço de eleição para o fazer é a Creche, na medida em que dispõe de recursos físicos e humanos para o fazer.

As crianças são vida, são amor, são felicidade. As crianças são o nosso futuro. Investir na sua educação com qualidade é garantir que a sociedade evoluirá de forma positiva.

A creche é o prolongamento da casa de cada criança. Nela passam a maior parte do seu tempo e por isso, os colaboradores que nela se inserem são o prolongamento da sua família.

A nossa creche pretende que as crianças se sintam sempre em casa, que queiram regressar a correr todos os dias e que recordem para sempre os momentos de felicidade e conforto que ali viveram.

A creche A Casinha da Aldeia, pela sua dimensão, possibilita a criação de um clima acolhedor e reconfortante, a dinamização de pedagogias diferenciadas com foco no desenvolvimento individual de cada criança.

Este espaço tem como missão primordial o desenvolvimento da prestação de cuidados primários e pedagógicos às crianças, nomeadamente através de atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e relacional.

Podemos receber na nossa Casinha 33 crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 36 meses de idade, distribuídas pelo berçário com capacidade para 8 bebés, uma sala para crianças de 1/2 anos com capacidade para 10 crianças e uma sala para a classe dos 2/3 anos para 15 crianças.

 

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Immanuel Kant

Regulamento Interno da Creche

Ementas semanais

bottom of page