top of page

Quem Somos

A Associação Social e Cultural da Tôr (ASCT) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), integrada no terceiro setor de atividade, localizada na aldeia da Tôr, na freguesia de União de freguesias Querença, Tôr e Benafim, no concelho de Loulé. A aldeia da Tôr tem cerca de 600 habitantes e caracteriza-se sobretudo pelas suas práticas agrícolas. A sua população é, na grande maioria idosa, mas tende a rejuvenescer graças à reabilitação de algumas habitações. Tem uma forte componente cultural no que respeita ao artesanato, mas sobretudo à gastronomia. Embora com reduzido número de habitantes, as práticas associativas são inúmeras, contando a Tôr com seis associações, de entre as quais se destaca a ASCT pelo seu trabalho social e por ser a principal entidade empregadora na localidade da zona envolvente.

A ASCT rege-se pela legislação em vigor e pelas disposições dos seus Estatutos, tendo sido constituída por escritura pública a 22 de Novembro de 1991, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e registada como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, na Direção Geral de Ação Social em 10 de Julho de1992.

Esta associação integra diversas respostas sociais que respondem às necessidades da comunidade: Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Creche, Centro Comunitário e Estrutura Residencial para Idosos.

bottom of page